terça-feira, 12 de setembro de 2017

As primeiras férias - Dias de praia fabulosos!

Tinhas apenas 3 meses e decidimos descer até ao sul do país para passar alguns dias. A ideia era mudarmos um pouco de ares: ir até à praia para apanhar um pouco de sol e respirar aquele ar de maresia tão relaxante.
Antes de irmos falámos com o teu pediatra que nos incentivou bastante a ir dizendo que só te iria fazer bem desde que tivéssemos todos os cuidados inerentes à exposição solar: usar um protector 50+, não te expormos directamente ao sol e evitar as horas de maior calor (entre as 12h e as 17h).
Ficámos bem animados, afinal tínhamos um profissional de saúde a encorajar enquanto que muitas pessoas nos olhavam de lado quando dizíamos que íamos passar uns dias contigo ao Algarve.

Dias antes de irmos ainda tivemos uma consulta de enfermagem no centro de saúde e a enfermeira que nos atendeu (infelizmente não foi a nossa enfermeira) olhou-nos com o sobrolho franzido e disse: "Praia?! Só podem passear no paredão. Nada de o levar para a areia. Ele é muito pequenino.".
Ficámos meio aparvalhados com aquela observação. Dois profissionais de saúde e duas opiniões completamente diferentes! Então e agora o que é que fazemos?
Claro que podíamos "jogar pelo seguro" e ir até ao Algarve mas não te levarmos à praia, mas o teu pediatra disse que não havia problema e afinal ele é que é o teu médico desde que tu nasceste. Se foi ele que escolhemos para te acompanhar porque não haveríamos de confiar nele?! E assim foi...

Todos os dias pela manhã tomavas o biberão, andávamos contigo cerca de 30 minutos para que pudesses arrotar, vestíamos-te e lá ias tu para a praia.
Não precisávamos de carro para ir à praia e tu, normalmente, adormecias no caminho com a trepidação do carrinho.
Fazias a tua soneca de 30 minutos e quando acordavas deitávamos-te na toalha e tu espreguiçavas-te... espreguiçavas-te tanto que parecia que querias crescer mais 5 cm a cada dia!
Brincávamos um bocadinho na toalha e depois íamos até à beira mar. Para além do protector levavas um chapéu na cabeça e as pernocas iam cobertas por uma fraldinha. Molhaste os pézinhos por 2 vezes... ainda não estavas confortável com a água! Afinal, embora estivesse a uma temperatura óptima para nós, para ti, ainda estava fria.
Tirando raras excepções, ao final da tarde voltávamos à praia! E o que tu gostavas de beber o biberão na praia! Ficavas tranquilo ao meu colo enquanto comias: a tua cabeça que, enquanto bebes o biberão, parece um cata-vento, sempre de um lado para outro, ficava parada como que se estivesses a saborear o teu leitinho ao som das ondas do mar e das gaivotas enquanto eras abraçado por aquele calorzinho bom de final da tarde que tanto nos conforta.
No último dia ficámos na praia até o sol se pôr. Ficaste sentado ao colo do avô a apreciar o pôr do sol e não choraste nem por um minuto. Estavas tranquilo!
Como é que é possível alguém dizer que és demasiado pequeno para ir à praia?! Se formos responsáveis a praia só pode fazer bem!

Saíste do Algarve com umas corzinhas novas, as tuas bochechinhas estavam ligeiramente rosadas!
Valeu bem a pena ultrapassar o medo das viagens porque os dias passados na praia foram tão bons! 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Pequenas conquistas

(post de outubro.2017) É tão bom ver-te crescer! Realmente estás grande e pesado. Mas não é só na altura e no peso que se vê que estás a c...